quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Coluna Cot I – Medo das Máquinas

Por Marcelo Cotinha

O ser humano é o ser mais complexo que existe. Nós temos a ciência da morte. Filosoficamente isso é muito importante. Outras questões de igual importância eu poderia suscitar neste exato momento só que acredito que não seja o apropriado. Quero debater um pouco a respeito do medo. Vemos que ao longo da história nós temos sentido medo de muitas coisas. Antigamente eram os bárbaros, depois os oceanos, depois os demônios, depois os comunistas, os militares e as guerras, o ebola, mas hoje, quer dizer, ultimamente temos temido algo mais tecnológico: Computadores!

Bem é isso! Já vi entrevistas, li matérias em revistas e na internet e é quase consenso que a maior ameaça tecnológica ao mundo hoje se chama GOOGLE. Apesar de a piada ser engraçada, se formos observar alguns filmes que há tempos rolam ai, vamos até simpatizar com ela. Quer ver? Vou citar apenas três filmes. O primeiro e o mais clássico deles: Exterminador do Futuro. Vindo de um sonho de James Cameron, a saga oitentista que está entre os filmes mais importantes da história do cinema mundial (especificamente os dois primeiros), mostra que um super programa de computador estadunidense, cujo objetivo é proteger os EUA, chamado SKY NET, passa a ter consciência própria e inicia uma guerra contra a humanidade. O resto nós já sabemos, pois Exterminador do Futuro não carece de mais comentários.

Outro filme interessante que trata do tema é Controle Absoluto com o astro Shia LeBoulf. Nesta película um computador militar, novamente ianque, desta vez chamado EAGLE EYE, fica injuriado com as atitudes errôneas do governo da Casa Branca, inicia um projeto de reorganização do governo dos EUA matando os principais líderes do país. Numa premissa muito, mas muito parecida, o filme A Chamada, com Edwards Burns, traz agora uma máquina chamada ECHELON. A história é a mesma de Controle Absoluto: Matar, destruir, botar pra quebrar por um bem comum que é os Estados Unidos. Em torno disso é que todo o filme gira. Mas isso é irônico, já que por ianques, matar e destruir em prol de si mesmo é um artigo apócrifo da constituição deles. Só que quando se trata de matar dentro dos limites de suas fronteiras, as coisas são diferentes, mas se fosse no Iraque, Bolívia, Afeganistão, Irã ou até mesmo Brasil, as coisas seguiriam outro rumo. Mas não vamos adentrar nessa discussão.

O objetivo dessa postagem é trazer à baila a discussão a respeito do medo das máquinas. Isso é notório. Eu já vi notícias de que os Americanos já podem ouvir o que falamos com o celular desligado. Num sei se foi num filme ou coisa assim, mas eu vi, e nem sei se é verdade! Mas só em pensar que hoje, nós aqui no Brasil, temos um dos sistemas bancários mais seguros do mundo nos deixa felizes e temerosos. O BC – Banco Central tem um super, hiper, mega computador que ocupa quase um prédio inteiro que consegue saber toda sua vida fiscal em poucos instantes. Segundo a SERPRO, o Mega Computador do Banco Central foi desenvolvido pelo próprio BC. "A inteligência artificial do Hal consumiu a maior parte dos quase R$ 20 milhões destinados ao projeto – gastos principalmente com a compra de equipamentos e o pagamento da mão-de-obra especializada. Só há dois sistemas parecidos no planeta. Um na Alemanha, outro no França. Mas ambos são inferiores ao brasileiro". Todo tipo de informação contendo seus dados esse computador pode saber. Daí até ele ficar vivo e sair tentando dominar o mundo é outra coisa, mas queria apenas dizer que os supercomputadores não estão tão longe de nós. Esse mundo totalmente dependente das máquinas pode nos proporcionar problemas futuros. Se você assistiu Wall-E, ou até mesmo Substitutos, sabe do que estou falando. Mera ficção, mas quem sabe? O que esses roteiristas expõem nesses filmes pode ser os seus medos. Talvez não o seu, nem o meu... Mas tomemos cuidado para que não venhamos ser molestados pelo nosso PC.

0 Comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade e Comente!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms