segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

C³ x 10 - CORALINE

Por Marcelo Cotinha


Um dos concorrentes ao OSCAR de Melhor animação é CORALINE. Filme da Universal, sob a direção de Henry Slick. O filme traz a história de Coraline, uma menina que se muda com seus pais para o interior. Lá eles vivem uma vida repleta de monotonia e a jovem moça, logicamente, se incomoda com isso. Ela então recebe uma boneca que mais parece uma miniatura de si mesma. A partir de então, sua vida muda. Ela encontra uma chave que lhe concede acesso a um mundo secreto onde todas as suas vontades e desejos mais íntimos lhe são concedidos: pais atenciosos, comida deliciosa, um jardim maravilhoso, vizinhos amigáveis e prestativos, um verdadeiro sonho. Só que atrelado a isso, uma série de perigos são apresentados a ela. Inicialmente incrédula, vê-se forçada a acreditar no mal quando o mesmo já está a lhe assombrar de muito perto, pondo até mesmo sua vida em perigo.

O filme adapta a história em quadrinho com mesmo nome Neil Gaiman. Coraline é animação, só que não pode e nem é considerado como um filme infantil. CORALINE e mais. O filme se apresenta sombrio. Este é um adjetivo que retrata muito bem a película. Coraline é um filme sombrio e assustador. Gera-se uma tensão do meio pro final do filme, a partir da revelação da “Megera” que quando assistimos desavisados, nos surpreendemos. O roteiro é muito bem montado e há uma sincronia perfeita com a trilha sonora. Trilha esta que, por sinal, é um espetáculo á parte. Sensacional! Ainda sobre o aspecto sombrio que é construído, lembro-me de A NOIVA CADÁVER de Tim Burton e de O FANTÀSTICO MUNDO DE JACK. O gráfico é muito, mas muito semelhante. Este último principalmente, uma vez que também dirigido por Slick, e produzido por Burton. Vemos semelhanças como as pernas fininhas, a cabeça grande dos personagens e o tom dramaticamente denso, tenso e obscuro, lembram todo o ambiente que já nos acostumamos a ver nos filmes de Tim. Não sabia da ligação de Slick e Burton, mas quando descobrimos o contato profissional dos dois, entendemos.

Stop Motion é uma técnica onde captura-se quadro a quadro que quando posto em sequência, da a impressão de movimento. Geralmente em curtas, são utilizados massa de modelar. Vemos materiais diversos. Lembre agora de A Fuga da Galinhas, é puro Stop Motion. No cinema ianque, o material utilizado tem é mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses de gravação. Imagine que cada segundo de filme são aproximadamente 24 quadros. Um grande trabalho meu amigo!

Não acredito que CORALINE vencerá o OSCAR de melhor animação, e inclusive já mencionei isso AQUI, já que UP - Altas Aventuras vai papar o prêmio, mas, em compensação o reconhecimento como um filme excepcional é evidente. Não só por mim, mas para qualquer crítico profissional de cinema. Não é um filme para crianças, ressalto! Coraline é um filme para os pais. É uma maneira interessante de educar os pais acerca da criação dos filhos. Geralmente buscam-se os caminhos tortuosos da vida, quando os certos não nos são apresentados. Coraline buscou o mundo secreto e se deu a ele por causa dos seus pais, que não lhe davam atenção. Mas graças ao Gato Preto, ela regressou e saiu vitoriosa a tempo. Hoje vemos nossas crianças e jovens entrando em mundos, digo, submundos não mais secretos e saem de lá ou num saco preto, ou algemados. Coraline é uma maneira inteligente de tratar com os pais, talvez seja por isso que possui um tom sombrio. A intenção, claramente não é entreter a criançada, mas muito mais que isso. Creio que um dos objetivos principais da história é trabalhar com os pais. Assistir esse filme com as crianças pode fazer refletir sobre o tratamento que se dá a elas. Não sei se você interpreta desta maneira, mas Coraline é um filme mais para os pais do que para os filhos.

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