sexta-feira, 5 de março de 2010

Watchmen I - A meia-noite Todos os Agentes

Por Marcelo Cotinha

Eu gostaria de vos apresentar Watchmen. Saga escrita por Allan Moore e Desenhada por Dave Gibbons em 1985, publicada inicialmente em 12 edições pela DC Comics nos anos oitenta é, sem dúvida alguma, a melhor história em quadrinho já criada. Isso é consenso! Meu objetivo aqui é trazer para você um pouco da grandeza da história. Explicar por que Wathcmen é tão grandiosa e em que acrescenta para a continuidade das histórias em quadrinho. Essa série de postagens que terá apenas o Título Watchmen somado com o título das revista original, logicamente, mas não serão doze ao total, pois terei algumas outras postagens relacionadas. Esse é o primeiro especial no C³. Março é o mês de Watchmen e provavelmente Maio, de Kick Ass. Apresentarei personagem por personagem, perfil por perfil e por fim, a crítica do filme de Zack Snider. Watchmen é um sonho. Um mundo paralelo. Watchmen é no mínimo perfeito.
A primeira edição de Watchmen, traz o seu personagem principal: Rorschach. Ele é um anti herói procurado pela polícia, que vive marginalizado, por exercer de maneira ilegal a profissão de super herói. A história se passa nos Estados Unidos nos anos 80. Houve um assassinato. De um homem importante. Esse homem é amigo de Rorschach.

Apesar de ser velho, o amigo de Rorschach não poderia ser abatido por qualquer um. Teria que ser alguém muito forte, pois Edward Blake, o COMEDIANTE, era hábil e bom de braço. Soubemos logo de início que há uma lei que proíbe os cidadãos de agirem como super Heróis fantasiados. A Lei Keene de 1977. Poucos homens reagiram de modo peculiar diante da lei. Rorschach foi pra ilegalidade, outros se aposentaram compulsoriamente, já Blake, passou a ser agente dos Estados Unidos. Sua morte agora era um mistério a ser resolvido.

Rorschach então inicia suas investigações e supões que haja um assassino de mascarados na cidade. Meio que paranóico, vai então ao encontro dos velhos amigos para então comunicá-los do perigo que os ronda. O primeiro é Daniel, O CORUJA. Inspirado no Batman, O Coruja usa um arsenal totalmente tecnológico. É o segundo homem a utilizar esse título de herói. Ele se aposentou após a Lei Keene. Ele não da ouvidos a Rorschach. Este, por sua vez, vai até o escritório de Adrian Veidt, outro membro de uma antiga equipe de heróis. Veidt se aposentou antes da 1977 e divulgou publicamente que era OZYMANDIAS, o homem mais inteligente do mundo. Veidt também não da ouvidos ao louco Rorschach. Ele vai então falar com o semi-deus americano. O único homem que realmente tem super-poderes na saga que é DR. MANHATTAN, O homem azul mais temido da terra, baseado no Capitão Átomo. Ele é todo poderoso. Pode criar a vida, se teletransportar, aumentar de tamanho, diminuir, se multiplicar, ou seja, o que você pensar em fazer, Manhattan faz. Inclusive saber o futuro. Ele sabia que Rorschach apareceria na base militar onde ele e sua esposa, a sensual JUSPECZYK, estavam para comunicar a morte de Blake. Juspezyk não gostava de Blake. Manhattan não coopera com Rorschach, e o envia, via teletransporte para fora da base. Concomitantemente, o semi-deus nu, Manhatan, revela que não consegue ver seu próprio futuro, pois traquions, substâncias nucleares estão liberados no ar e isso o deixa confuso. Entretanto, revela que sua esposa deve janta com Daniel, o Coruja. Então ela vai conforme a sugestão de seu esposo. Rorschach segue seu caminho ainda só...

O que tem de muito importante nessa história? Até aqui nada. A curiosidade é a única coisa que nos mantém dispostos a continuar a leitura do próximo capítulo. Isso e apenas um resumo breve da totalidade da história na primeira revista. O que devo ressaltar é a maneira como a narrativa é utilizada. Rorschach escrevendo o seu diário é fenomenal. Talvez você não compreenda, mas quando você ler a saga ou até mesmo ver o filme entenderá. A frieza e a falta de sentimentos de Dr. Manhattan é impressionante. Assim como a fraqueza aparente de Daniel, o Coruja, ou a personalidade estranha de Veidt. Mas isso é papo pra outro momento.

Fique por aqui, isso é C³.

0 Comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade e Comente!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms