quarta-feira, 24 de março de 2010

Clássicos³ x 2 - O Labirinto do Fauno

Por Marcelo Cotinha

Eu ja escrevi sobre esse filme. O Labirinto do Fauno é considerado por mim como um clássico do cinema contemporâneo. E abaixo você entenderá por que. Ele é do cineasta mexicano Gillermo Del Toro, o mesmo diretor de Hellboy. Del Toro ambienta seu filme numa Espanha no final da sua guerra civil e nos apresenta um mundo de contrastes em que torna-se difícil separar o real da fantasia, porém, o sombrio está nos dois cenários. E o diretor é sublime em nos apresentar isso de modo muito convincente e real.

O filme narra a história de Ofélia, uma pequena garota que gosta de fantasia. Ela é enteada de um dos homens de confiança do General Franco da Espanha, o miserável e maquiavélico Vidal, vivido por Sergi Lopez. A atuação de Lopez é marcante. Ele é um vilão assustador e é considerado por alguns como um dos vilões mais amedrontadores da última década do cinema. Vidal é mortífero e não considera nada. Quer apenas seu filho, que ainda está pra nascer. De igual modo Ofélia, vivida por Ivana Baquero, é magnífica. Bem como Carmem (Ariadne Gil), sua mãe.

A película é intensa e nos transporta para a Espanha no final da Guerra Civil onde as forças de Franco estão cada vez mais se findando. A aventura é de Ofélia, que descobre ser a princesa de um mundo subterrâneo e que para regressar para lá, terá que enfrentar tarefas. Diante disse, apresenta-se a ela um Fauno. É ele que dita as regras das tarefas a serem desempenhadas pela infante. Concomitantemente aos eventod que ocorrem no mundo de Ofélia, as discussões a respeito da Guerra na mata atormentam Vidal. O filme é fantástico pois a trama é muito bem costurada e não há vestígios de erros. Excelente!!!

Em O Labirinto do Fauno, o mundo mítico e o real se paralelam. Del Toro nos da os dois mundo de presente e nos pergunta em qual mundo queremos acreditar. Apesar de um serem mundos distintos, os dois são crueis. O embate entre o que é real ou imaginário é mantido em todo o tempo. A gente é forçado em acreditar que Ofélia esta vivendo aquilo, só que é um tanto quanto difícil de acreditar naquilo. Mérito para Del Toro que soube aproveitar muito bem a ambientação da floresta. Ele cria um filme onde o real e o mítico não são separados. As ações nos dois mundos se cruzam o tempo todo e o desfecho é a prova disso!

Ainda gostaria de ressaltar a criação de um ser mítico tão voraz quanto bisonho: O Homem Pálido. Vivido por Doug Jones, que também vive o Fauno, o Homem Pálido é um personagem que aparece rapidamente mas marca a todos nós. Ele está adormecido, mas quando é despertado pelo desejo de Ofélia, ele se levanta e apesar de seu aspecto velho, ele é imponente e importante. Ele personifica a Igreja Católica. A velha senhora feia, enrugda, voráz e duradoura que apesar de aparentemente fraca, ainda desempenha uma força tremenda, principalmente na Espanha no perído da Guerra, onde a Igreja, nos tempos do fim da peleja, teve papel importantíssimo. Na verdade a Ambientação histórica no filme é evidente exatamente nesse ponto. A direção faz isso de modo muito inteligente. Cada personagem central representa a situação real da Espanha no momento bélico vivido. Ofélia é o povo espanhol que oscila entre o real e o fictício, Vidal representa o governo de Franco que com pulso forte e firme reprime e oprime os seu oponentes, O Homem Pálido, como ja disse é a Igreja. Quem seria o Fauno? Este seria Del Toro, pois assim como o Homem Cabra levou Ofélia para o mundo mágico, Del Toro nos faz apenas visualizar este mundo. Del Toro é o moço do portal, que nos transporta para o uma parede de vidro onde apenas poder ver, mas sem tocar, se interferir. Del Toro assim como o Fauno, faz com que as coisas aconteçam!

Em suma, O Labirinto do Fauno aos meus olhos é um clássico. Um filme de uma classe e conteúdo histórico ímpar. Sem dúvida não poderia deixar de trazê-lo para meu blog, uma vez que sem ele aqui, meus clássicos não seriam adjetivados como tal. O filme de Del toro merece toda a revencia os clássicos dos contos de fadas com traços modernos. Filme excelente. Um clássico moderno.

0 Comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade e Comente!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms