terça-feira, 16 de março de 2010

Dica³ x 19 – O Nevoeiro

Por Marcelo Cotinha

Imagine você em um local fechado em meio a amigos e inimigos vivenciando um ambiente de terror. Você sabe que a morte está lá fora, mas por seus meios ela pode se fazer presente onde você se encontra. E ainda por cima, você esta com seu filho pequeno, que por sua vez esta apavorado. Isso é O NEVOEIRO de Frank Dorabant, diretor de A Espera de um Milagre. e de Um sonho de Liberdade, ambas obras de Stephen King. Dessa vez não é diferente, Frank adapta outra obra do romancista. Um conto presente no Livro Tripulação de Esqueletos. Dessa vez, bem longe do classicismos dramático do filme anteriormente dos filmes anteriores, aqui em O NEVOEIRO, o medo reina e as relações intra e interpessoal é nos mostrada de modo bem mais convincente do que em qualquer edição do Big Brother Brasil.

O Filme se passa numa cidadezinha ianque onde vive o personagem de Thomas Jane (que ja participou de outra adaptação de King) , juntamente com sua esposa e seu filho. Toda a ação se inicia com uma tempestade poderosíssima que acaba com amedrontando toda a região. O personagem de Thomas, precavido e com receio de ficar totalmente sem suprimentos numa próxima tempestade, pega seu filho e vai ao supermercado onde toda a trama se desenvolve. Chegando lá, um denso nevoeiro chega à cidade e o medo vem com ele. Suspeita-se que há algo no nevoeiro e esse “algo” é mortal. A partir daí vemos o resultado de um confinamento estressante traz à vida de pessoas normais e de pessoas com desvios de personalidade.

Eu não vejo O NEVOEIRO como somente uma obra de suspense, mas como uma lição. Algo que a psicologia deveria se ater. Não pretendo mergulhar nessa temática, mas claramente se vê que a intenção do Diretor não é somente nos entreter, mas sim e principalmente nos fazer refletir sobre escolhas. Elas moldam o tempo todo a nossa vida. Fazemos escolhas o tempo todo. Só que às vezes dá errado e da tempo de corrigir. Mas, e quando isso não ocorre? Quando não dá tempo para corrigir o erro? O filme nos apresenta um clima tenso dentro e fora do supermercado onde a trama ocorre. Como pessoas podem se levantar com espírito de liderança e convocar os demais para uma peleja! Como pessoas desesperadas procuram líderes para seguir. Entendemos as escolhas de muita gente ai a fora! Por isso sou fã do Historicismo, pois a história nos mostra que as escolhas de várias nações. O Brasil acolheu Vargas, Cuba acolheu Fidel, a Alemanha Acolheu Hitler e a China Mao. Nos momentos de angústias e desespero as mais estranhas escolhas são feitas, até mesmo matar um ente querido. O fim do filme é excelente e tão emocionante. Tão angustiante quanto A Espera de Um Milagre. Mas apesar do filme ser baseado em uma obra de Stephen King, o mérito do tom final é do próprio Frank Dorabant. Eu recomendo! Um filme muito bom.

0 Comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade e Comente!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms