terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dica³ x 6 - Dreamgirls

Por Marcelo Cotinha
           Dois Mil e Sete foi um ano muito bom para o cinema mundial. Filmes bons e interpretações melhores ainda foram vistas. Mas de todo, Dreamgrils foi sem dúvida o que mais me emocionou.
           O filme é um musical, baseado em uma peça de mesmo nome da Broadway que estreou em 1981. Trabalha sobre a musicalidade negra ianque nos anos 60. Trás às telas Jamie Foxx (Ray) e Danny Glover (Máquina Mortífera), Eddie Murphy (Professor Aloprado), Beyoncé Knowles e belíssima Jennifer Hudson em atuações impecáveis. Segundo o repórter Eduardo Viveiros, a história que se vê na tela é a de garotas de Detroit descobertas por uma recém inaugurada gravadora e que fazem sucesso. Logo depois, a líder que canta bem é trocada pela integrante mais bonita para que o grupo emplaque nas paradas pop. Daí vem a decadência, com o som do trio se moldando à moda musical da época, do soul à disco music da década de 70.
          O que ressalto no filme em si, é são as interpretações de Eddie Murphy e de Jennifer Hudson. Murphy, já conhecido do público, traz um Jimmy Early arrepiante. Ele canta de verdade. Seu personagem tanto na peça quanto no filme baseia-se em James Brown, o pai do Funk norte americano. E a interpretação de Eddie nos faz lembrar de Brown de verdade. Isso lhe concedeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Sem falar no Globo de Ouro que lhe foi concedido pelo filme.
          De modo ainda mais impressionante, Jennifer Hudson canta e encanta. Sua voz é notável, seu talento é surpreendente e sua interpretação comovente. Logicamente faturou o Oscar e o Globo de Ouro de 2007. Ela foi uma das participantes de uma das primeiras versões do American idols, show de calouros ianque, mas perdeu. Pura sorte, pois coisa melhor estaria por vir. E veio. Na minha opinião, ela já era candidata favorita tanto ao Oscar quanto ao Globo somente pela interpretação, mas quando ela canta no filme para o personagem de Jamie Foxx a música And I Am Telling You I’n Not Going ela vence todo mundo e ainda dá o Globo de Ouro de Melhor Comédia/Musical para o filme. Ela se dedicou totalmente ao filme e até engordou para fazer o papel de Effie, sua personagem. Mais tarde, ela cantaria no velório de Michael Jackson, expondo sua importância não só na interpretação cênica, mas principalmente no meio musical.

          Mas Cotinha, e Beyoncé? Boa pergunta Marcelo. Beyoncé é mera coadjuvante no Show de Jennifer Hudson. Eduardo Viveiros disse que “Beyoncé Knowles, como atriz dramática, é um ótimo corpinho”. E só. Como atriz ela é fraca, assim como seu personagem. Não podemos negar sua beleza e desenvoltura no palco, na dança e com a sua voz, mas como atriz, é lamentável. Sua escolha para o papel veio a calhar exatamente por causa disso. Talvez... Mas acredito que a intenção nunca foi essa. Talvez eu esteja até exagerando, mas ela deixa a desejar!
          Dreangrils é um ótimo filme! Recomendo! É emocionante! Apesar de no final não ser tão bom quanto no início. Mas os desfechos dos personagens de Eddie Murphy, Beyoncé, Jamie Foxx e Jennifer Hudson são massa!. Adianto que é um musical ao nível de Chicago, e tem a mesma direção de Bil Condonque faz um trabalho muito bom! Assista, pois vale à pena. Vale muito à pena!

0 Comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade e Comente!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms