segunda-feira, 19 de abril de 2010

C³ x 15 - O LIVRO DE ELI


O ultimo filme de Denzel Washington denominado de O Livro de Eli é uma epopéia cheia ação empolgante e uma ligação com a religião magnífica. O filme nos apresenta um embate entre os ideais de um religioso e de um crente! Estaremos destrinchando essa afirmação no decorrer da crítica.

O filme é dirigido por Allen Hughes e Albert Hughes e escrito por Gary Whitta e tras Washington no papel principal de Eli, um viajante, com um passado é repleto de  misterios que carrega o livro mais raro da humanidade apocaliptica: A Bíblia. Vale aqui salientar o cenário apocaliptico que a Terra se encontra. Uma guerra devastadora reduziu o  mundo colorido e em caos acinzentado. Há porém uma esperança, uma cidadela onde indícios de civilização emergem aos poucos. O líder dessa minúscula cidade, Carnegie, vivido por Gary Oldman, vê o conhecimento e a instrução a maneira mais eficiente e eficaz de se "colonizar" a mente humana, para isso, ele procura os textos bíblicos, pois eles tem o "poder" de moldar a sociedade ao seu bem querer. Eli sabe o que tem que ser feito e sabe pra onde tem que ir e Carnegie então emprega uma busca ao Sacerdote para lhe afanar o livro.

Um velho amigo meu chamado Jackson Almeida sempre debateu comigo a respeito dos "poderes da religião". Claro, sou conhecedor desse poderio religioso, pois é o mínimo que um bom historiador pode captar na leitura e interpretação de alguns fatos históricos. Assim como nos perídos de mais denso caos no mundo ocidental, a religião foi empregada para se manter a ordem, conforme os livros que nos narram a Idade Média, O Livro de Eli, demonstra exatamente esse interesse de Carnegie. Ele tinha a ciência de que se ele surgisse para o povo como um líder Político-Religioso seu êxito como governante e dominador seria muito, mas muito mais amplo. Literalmente a "Voz que Clama no Deserto". O fundamentalismo religioso no Oriente Médio nos dias atuais é um exemplo do poder Político-Religioso.

Diante disso, e exatamente o oposto da religião vem a Fé. Mas como a fé se opõe a religião(Religiosidade) Marcelo?! Veja bem Cotinha, a fé que menciono aqui é a crença em Deus acima de qualquer religião ou doutrina. É isso que havia no coração de Eli. Ele era um CRENTE. Uma pessoa que não ligava para as doutrinas reliosas, mas sim no cumprimento da palávra de Deus. Sabia, assim como todo homem/Mulher de fé sabe, que a religião corrompe, mas a fé nos salva. É nisso que também creio.

Bem, além dessas temáticas complexas e confusas o filme arrebenta na ação. As cenas foram filmadas sem cortes em únicas tomadas onde as cabeças rolam, os braços sangram e Eli malmente soa. Excelente trabalho do diretor. Segundo o editor do Omelete.com, Marcelo Forlani, "O Livro de Eli tem nas suas entrelinhas conteúdo suficiente para se tornar um cult daqui a alguns anos. Pode deixar um espaço separado para ele na sua prateleira". Bem, por mim, ele já é um filmão. Da pra fazer uma análise histórica profunda e complexa a partir do tema mais trabalhado no filme: A Fé e a Religião. Ótimo filme! Recomendo!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dica³ x 23 - 500 Dias Com Ela


Marc Webb! Quem é Marc Webb? Bem inicialmente já vos digo que ele é o diretor do novo filme do Homem Aranha, que não será HA-4, mas sim um reboot da franquia no cinema como já noticiei aqui a um tempinho. Bem, eu já tinha assistido um filme desse diretor, que foi 500 Dias Com Ela e este que eu indico aqui agora, analisando não só a trama quanto também o excelente trabalho de Webb.

O filme nos apresenta Joseph Gordon-Levitt que vive Tom. Ele é um dos caras bons em fazer cartões. Isso mesmo, cartões comemorativos. Ele é um cara solteiro e que ao ver em seu trabalho uma nova funcionária, a linda Summer (Zooey Deschanel), ele se apaixona. A partir daí os dias começam a ser contados. São exatos 500 dias.

O que o filme tem de especial Cotinha?! Bem Marcelo, a película é excepcional no exemplificação do sentimento. Às vezes, numa momento de reflexão, nos indagamos como representar um sentimento. Ficamos bobos quando vemos um cara cantarolando num parque, como ocorre no filme. Sentimos isso porque gostaríamos de fazer o mesmo. Expressar sem nenhum receio ou medo os nossos sentimentos. Em 500 DIAS COM ELA isso é feito e segundo Érico Borgo, editor do Omelete.com, “Webb também referencia seu passado criativo na inspirada trilha sonora e em uma cena musical que representa o que Tom está sentindo depois de sua primeira noite de amor com Summer. Dança, música e até animações se misturam para traduzir o íntimo dele”. Marc Webb dirige um filme inteligente. Foge das idéias da linearidade. Esse ponto é muito interessante pois, esse artifício é uma faca de dois gumes, pois tanto pode deixar o filme com um aspecto didático e totalmente inovador, como é o caso, ou torná-lo confuso.

O roteiro de Scott Neustadter, Michael H. Weber é muito bom e não peca na cronologia. O trabalho de Weeb como diretor é realmente impressionante. Rogo que o novo Homem Aranha não seja um fiasco, pois pelo menos na direção o filme passará bem!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

LOST - 6ª Temporada - Ab Aeterno


O nono Episódio do ano seis de Lost é o mais revelador e intrigante até agora. Seu personagem principal é ninguém mais ninguém menos que Richard Alpert. Pela primeira vez não temos um mundo paralelo no sexto ano, apenas flashbacks.

Localizamos o grupo de sobreviventes reunidos na praia. Ali estão Ilana, Jack, Sun, Milles, Frank Lipidus, Hurley e Richard Alpert. Discutem sobre a possibilidade de substituição do Jacob. Ilana diz que quem dirá o que fazer será Richard. Ele se desespera diz que estão todos mortos e ali é o inferno. Essa era uma das teorias mais aceitas no início da série. Algo que girava em torno do seriado oitentista Caverna do Dragão. Mas logo entendemos a história de Richard, ou melhor, Ricardus.

A história de Ricardus começa nas Ilhas Canárias, mais especificamente em Tenerife em 1867. Sua mulher esta muito doente. Ele vai até a casa de um médico para tentar levá-lo para salvar sua amada, só que há um desentendimento e o doutor acaba morrendo depois de uma queda. Ricardus tinha apenas o colar de sua esposa como algo valioso, ela entregou a ele para convencer o médico. Chegando em casa, as mulher está morta. Em seguida ele é preso e condenado a forca. Dias depois, um homem chamado Magnus Hanso. Ele é o capitão daquele navio que está no meio da ilha. Ele compra Ricardus e seu plano é ir para o novo mundo, só que as coisas não acontecem do jeito como eles, tanto Hanso quanto Ricardus, pois vemos como o navio naufraga e como a estátua do deus egípcio onde Jacob morava se quebra.

Ricardus esta amarrado no porão do navio junto com os demais escravos. Toda a tripulação do navio é morta ou pela Fumaça Negra ou por brigas internas e Ricardus é o único sobrevivente. Ele passa dias, chega à beira da morte só que o Fumacento lhe aparece em forma humana. Ele analisa Ricardus e vê que ele está fragilizado. Então é ai que num jogada de mestre, o Fumacento, que não consegue matar Jacob, engana Ricardus e diz a ele que Jacob é o Diabo e que ali e o inferno. Segundo o Homem Fumaça, a única maneira de Ricardus rever sua mulher é mantando o Diabo, que é Jacob. Então ele vai matar Jacob, só que o protetor da ilha o conta a "verdade". E numa conversa entre os dois, Jacob diz que pode conceder alguns desejos se Ricardus trabalhar para ele, então Jacob lhe concede a vida eterna.

Nesse momento é que conhecemos mais detalhes sobre o Homem Fumaça. Jacob diz que ele é a escuridão e que deve ser mantido dentro da ilha, sendo que o maior desejo do Fumaçaman é sair da mesma. Richard estava confuso e resolve fazer uma aliança com Locke/Homem Fumaça, já que Jacob agora estava morto. Até que Hugo intervém sendo o interlocutor entre Isabela, esposa falecida de Ricardus e o próprio. Hugo então da um recado de Jacob pra Richard; Não deixe ele sair da ilha!

C³ x 14 - UP ALTAS AVENTURAS



O que devo dizer de UP - Altas Aventuras? De tanto adjetivos que poderia mencionar aqui, um deles é o que melhor representa a película. Up é um filme de Alto Nível! Duplo sentido aqui é empregado no intuito de melhor representar aquilo que o filme nos proporciona. Sem dúvida, UP é um filme que nos disperta uma gama variada de sentimentos, sendo assim, nada mais justo do que adjetivá-lo deste modo. Este é sem dúvida alguma o melhor filme que a Pixar já lançou, deixando para tras grandes outros como Os Incríveis e o excelente Wall-E. Minha análise tenta explicitar os sentimentos que afloram no espectador quando ele assiste UP.

O filme narra  a história de Carl Fredricksen, senhor aposentado e viúvo de 78 anos de idade e do pentelho Russel, de 8 anos. Carl é um vendedor de balões rebujento que durante toda a vida tentou realizar o grande sonho de levar sua esposa ao Paraiso das Cachoeiras, só que com sua morte, o sonho vai por água abaixo. Apesar disso, ele toma coragem e decide levar sua casa para lá. Acidentalmente, Russel também vai junto. Na verdade o guri é um dos reponsáveis grandes responsáveis pela chegada no Paraíso das Chachoeiras.

Os diretores Pete Docter e Bob Peterson são os responsáveis pela melhor animação do ano, vencedora de Oscar de Melhor Filme Animado em 2010. Up é engraçado ao ponto de nos emocionar. Não é um filme infantil. É sim uma película para toda a família, dentro dos padrões da Disney, todavia, seu cunhos dramático é super destacado. Desde o início, quando Carl encontra sua futura esposa ainda crianças por sinal. Todo o começo tem um tom muito elegante que nos atrai e nos comove quando chega ao cume, que é quando Carl fica viúvo. De igual modo, o apreço que Carl toma por Russel. A vontade enfim de realizar o desejo de sua mulher e até mesmo quando ele abre mão desse anseio para salvar Russel e a Ave Estranha. Mas a vida lhe recompensa e o sonho de sua esposa se realiza.

Up tem um roteiro excepcional e sabe mesclar a tecnologia do século XXI com mecanismos que sempre funcionam quando se tratam de emocionar o espectador. Com Wall-E, ficamos realmente extasiados, mas com UP - Altas Aventuras, chegamos ao orgasmo cinematográfico da Animação. Sem exageros, a animação em UP é mero detalhe. Ainda há gente que não gosta de filme em animação por acha que é pra criança, só que as coisas não funcionam mais assim e isso se torna evidente quando vemos o Fantástico Mundo de Jack (Que em Breve estará por aqui em Clássicos), Coraline e tanto outros. Ainda mais agora com o avançar do 3D. Up sem dúvida mereceu a indicação ao Oscar de Melhor Filme. Logicamente não venceu, entretanto, sua missão foi cumprida: conceder brilho ao fenomenal trabalho da Pixar!

Mas o filme é uma aventura. E por incrível que pareça nos envolvemos tanto com a vida de Carl (que no Brasil tem a Voz de Chico Anísio) que o filme nem toma esse tom. Isso não é demérito, pelo contrario, é uma vitória! O filme é leve e só nos damos conta que está no final porque o nó na garganta vem quando Carl abre a segunda parte do album de fotografia de sua esposa. Emocionante! Up é um marco na animação, pois consegue quebrar a barreira e o preconceito de alguns que tinham a idéia de que animação é infantil. Up é imperdível. Sensacional! Assista e goze do excelente filme da Pixar!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

LOST - 6ª Temporada - Recon


O oitavo episódio da sexta e derradeira temporada de LOST têm como personagem principal Sawyer. Finalmente vemos o que ele faz no mundo paralelo. Mas antes disso, vemos o Sawyer da ilha cuidando dos ferimentos de Jim no acampamento do Homem Fumaça. Vemos regressar do massacre do templo visto nos dois últimos episódios Kate, Sayid, Claire e Lock, o Homem Fumaça. Kate e Sawyer se reencontram. Fora dali, numa cama de motel, no mundo paralelo, vemos James e uma linda mulher seminus a dialogar. Sawyer então percebe que esta atrasado e vai saindo. É uma cena remontada de um episódio de Flashback onde mostrava um dos golpes de James pra cima da mulherada, só que nesse,as coisas parecem que não vai ocorrer da maneira que ele planeja, pois quando o dinheiro da mala cai na cama, a mulher saca uma arma, e então Sawyer revela que é um policial. E os seus amigos de profissão invadem o quarto e prendem a mulher. Milles é o parceiro de Sawyer. O interessante é que parece um truque. Pensei que quando ele disse que era policia, era uma maneira de se safar, mas num foi isso. Mas o mais legal foi a palavra que ele utiliza para dar o sinal para os outros policiais: LaFleur.

James é um detetive da policia de Los Angeles. Ele acaba de chegar da Austrália, só que não revela isso a Milles, seu parceiro. Milles, por sua vez não é paranormal. Amigo do LaFleur, digo de James, Milles arma um encontro com uma amiga sua com Sawyer. Nada mais nada menos que a Ruiva, amor de Faraday, Charllote. Eles se envolvem e domem juntos e tudo, só que ela acaba vendo um álbum com fotos estranhas que revelam sobre o passado de James. Ele a expulsa do quarto. Dias depois, sozinho, ele tenta se reaproximar de Charllote, mas ela o repudia.

Na ilha, James retruca e desafia a autoridade de John Lock Fumacento. Lock então manda James ir para a outra ilha, como já tinha falado no meu relato anterior (Dr. Linus), só que antes disso, Lock revela a Sawyer que ele é a Fumaça Negra. Ele vai para a outra ilha e faz um trato com nada mais, nada menos que Charles Widmore, que esta em seu submarino na ilha. Como ele chegou lá, certamente por meio de Heloise, sua antiga amada e mãe de Danniel Faraday. Bem, em seu regresso ele conta para Homem Fumaça tudo o que viu. Vemos também que uma das únicas coisas conhecidas que podem impedir o avanço do Lock Fumacento é a cerca sônica dos Darhma. E essas torres estavam sendo erguidas pelos homens de Widmore.

Enquanto isso, Milles , parceiro de James também na policia de Los Angeles, brigam pois James escondeu que tinha ido a Austrália. E para reconquistar a confiança do amigo, ele revela que esta caçando um cara chamado Sawyer. Percebemos que as aflições do Sawyer que conhecemos também tomam conta do James de Los Angeles. A diferença é que o nosso Sawyer já conseguiu se vingar há muito tempo, e se eu não tiver enganado, na quarta temporada quando matou o pai de Lock, o verdadeiro Sawyer. Só que no mundo paralelo, isso ainda não ocorreu. Enquanto James revelava isso a Milles, um louco correndo esbarra no carro deles. James inicia uma perseguição a quando alcança o meliante, descobre que e uma moça: Kate.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Novidades³ x 25 - A Hora do Pesadelo

Por Marcelo Cotinha



Acaba de sair o Novo Trailer do Remake de A Hora do Pesadelo. Quem faz Freddy Krueger é Jackie Earle Haley, o Rorschach de Watchmen. O Trailer é completo e detalha mais a trama do filme, que por sua vez se diferencia tanto da original. Curta ai embaixo o vídeo:


O filme é produzido por Michael Bay, diretor de Transformers e chefão da Platinum Dunes. Com roteiro de Wesley Strick (Aracnofobia) e direção de Samuel Bayer, o filme da New Line Cinema, subsidiária da Warner Bros. estréia no Brasil em 7 de maio. Vale salientar que este mesmo grupo executivo foi o responsável pelo ótimo Remake de Sexta Feira 13 que você lê minhas impressões aqui!

Novidades³ x 24 - Capitão América


A Marvel demonstrou sua inexperiência no cinema. Pra quem viu Homem de Ferro e Incrível Hulk em 2008, e aguardou para enfim agora em 2010 ver a continuação do Ferroso, está decepcionado com a escolha do protagonista para outro filme, o do Capitão América. Pelo amor de Deus, Chis Evans - O Tocha Humana de O Quarteto Fantástico - foi o escolhido. Escolha de muito mau gosto.

Se você não sabe, ele assinou contrato para viver o Capitão América em provaveis 9 filmes, sendo que 3 solo do bandeiroso e os demais em pontas noutros filmes, incluido logicamente Vingadores. Se você não acompanha os quadrinhos, Homem de Ferro e Capitão América dividem a liderança do Grupo dos Vingadores. Na maior parte das vezes o Capitão tomava a frente da situação dando ordens ao próprio Stark. Agora imagine, Chis Evans dando ordens para Robert Downey Jr. Ridículo!! Isso é no mínimo inconcebível.

Confesso que quando vi a matéria no Collider preferi não acreditar, mas enfim é verdade. Tenho acompanhado debates na net a respeito disso e vários fãs já demonstraram seu pessimismo quanto a produção do filme do Capitão. A escolha de Nick Fury foi massa, a de Stark também, a de Thor, louvável, mas de Steve Rogers, meu paaaaaaaaaaaaai! Espero que esteja errado, mas pelo que percebo, Evans não tem nem porte, nem a cara de Steve Rogers. Sem mencionar que seu perfil é somente para personagens que nos fazem rir, com suas piadinhas sem graça. Nunca o vi em uma atuação de verdade. Quarteto Fantástico da Fox foi um lixo e rogo a Deus para que esse filme do Capitão, que tem tudo para ser uma super produção não deixe a desejar, pois se assim o fizer, vai por em risco todo o Projeto Vingadores no cinema. E eu como fã da Sétima e Oitava arte, espero que isso não aconteça. Ponto negativo para a Marvel!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Novidades³ x 23 - Os Mercenários

Por Marcelo Cotinha

Finalmente Abril chegou. Mês de Homem de Ferro 2. Confesso que março foi um mês complicado pra mim. Vi muitas coisas mas tive uma dificuldade imensa de postar. Enfim, não vou ficar aqui lamentando isso. Querro trazer-vos novidades. Você ja imaginou um filme com Jet Li, Jason Statham, Mickey Rourke, Gisele Itiê, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Terry Crews, Randy Couture, além dos homens ícones da ação nos anos 80 e 90 como Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger? Pois é, esse filme existe e ainda tem Silvester Stallone como ator, diretor e roteirista. Bem que o filme poderia se chamar Exterminador Cão de Briga Duro de Matar Balboa Vermelho Lutador, mas seria muito grande, sendo assim Stallone nomeou o filme como The Expendables, que em bom português OS MERCENÁRIOS.
   
Li algumas coisas e vi Matt Goldberg falando a respeito da aparição de Arnold Schwarzenegger no trailer. Todo mundo já sabia que ele ia aparecer. Só espero que a cena icônica com Bruce Willes, Arnold Schwarzenegger e Silvester Stallone não seja a única, pois se for, eles disperdiçaram uma das cenas mais aguardadas do cinema de ação com três astros, reunidos pela primeira vez num filme, num trailer. Se fizeram isso, eu vou lamentar muito, nós vamos lamentar muito. Anseio que não me decepcione. Não sei, e na verdade duvido muito que este filme altere alguma coisa no gênero de ação, mas ao menos vamos ver um monte de gente boa reunida.

O filme conta a história de um grupo de mercenários que são pagos para se infiltrar num pais sulamericano e desastabilizar o governo e derrubar o seu ditador. Cumprida a missão começa, os homens percebem as coisas não são como eles pensavam que seriam. Eles se prendem a uma perigosa teia de enganos e traições. As coisas só pioram quando vêm a suas vidas em risco e a inclusive a vida de um inocente em perigo. Assim, a luta desses homens têm um desafio ainda maior que é vencer a ameaça destruir seu bando. Roteiro de Silvester Stallone.

Estréia por aqui em 13 de Agosto e vai ser distribuido pela California Films. Vamos aguardar ai né! Espero que não nos decepcione!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms