C³ x 3 – Lua Nova.
Caros colegas,
Novamente volto a mencionar que meu intuito é entreter, e nesse objetivo venho falar da febre do momento: Crepúsculo. Exitei um pouco em postar essa resenha, porque o filme ja saiu a algum tempo, mas não posso deixar Lua Nova de fora. Caras, uma desconhecida conseguiu de maneira surpreendente criar uma saga em quatro livros, publicá-los em tempo record e isso não é tudo. Ela, Stephenie Meyer, disse que a partir de um sonho criou toda a saga e já vendeu, pasmem, 42 milhões de livros de 2006 pra cá. Isso em 37 idiomas. Isso segue a trajetória do mercado impresso no mundo – breve estarei lá. A norte americana é realmente um sucesso e isso chamou a atenção do mundo do cinema. Então saiu o primeiro filme da série, chamado Crepúsculo e o segundo acaba de sair e eu assisti.
A seção iniciou-se às 20:40 e cheguei às 20:17. Não acreditei. Tinha muita gente, mas tanta gente que parecia bolsa-familia. Eu acompanho cinema a algum tempo e nunca, mas nunca tinha visto tanta gente no cinema local. Sabe, eu já tinha visto lotar, mas ao ponto de ter gente na portaria brigando por ingresso, isso é novo. E surpreendente. Acho que aqui, na minha cidade, foi o único filme que conseguiu bater o monstro de Bilheteria do Homem-aranha de 2002. Lua nova (The Twilight Saga: New Moon, EUA, 2009, 130min) foi o filme mais alardados por essas bandas da Bahia, nesse ano. Mais até que o filme sobre as origens de Loga, Wolferine.
Quando assisti o primeiro filme ano passado, não vi nada de mais. Me surpreendi por estar dublado no cimena. Geralmente isso ocorre com franquias menos empolgantes ou filmes muito bons, pelo menos por aqui. Então eu o vi e achei mediano. Nada de extraordinário. Mas depois que a coisa toda acabou e o segundo e o terceiro já estavam roteirizados e prontos para ir para a telona, e os comerciais começaram a surgir e principalmente, os livros a vender, a franquia virou a sensação do momento.
Bela, é uma moça que se apaixona por um rapaz estranho. Ela não é daquela cidade, mas vai morar com o pai que é de lá. Na escola, se aproxima e é bem vista pelos colegas mas percebe que há um rapas, Edward foge dela. Até que eles se envolvem e ela descobre que ele é um vampiro, e toda a sua família também, e assim se desenrola a primeira trama. Se você não viu o primeiro filme, trate de locá-lo, pois o segundo inicia exatamente onde o primeiro começa. Só que neste filme há ação, quer dizer, ação sem sangue, apesar desse filme ser de vampiro. Confuso, não?!?
Pois bem, os personagens são os mesmo, Bella (Kristen Stewart), Edward (Robert Pattinson), Jacob (Taylor Lautner). Nessa trama, Edward vê que o seu mundo não é compatível com o de Bela. Ela anseia em ser uma Vampira como seu amado mas ele repudia se desejo, até que ocorre uma desgraça que faz com que ele rompa seu relacionamento com ela e sai da cidade. Ai entra Jacob, o indiozinho apaixonado. Jacob, no primeiro filme, sempre demonstrou repulsa pelos Collen – a família vampira local – e amor por Bela. Eles se aproximam, pois Bela estava muito abalada com o fim do relacionamento com Edward. Sabe, aquele ombro amigo que a gente “usa” pra chorar as mágoas? É Jacob. As coisas estavam melhorando para ele, pois ela estava até demonstrando estar disposta a ficar com ele. É nesse momento que descobre que ele é um Transfigurador. Jacob e alguns homens de sua tribo nascem com o “Dom” de se transformar em Lobos Gigantes. Ela fica mais encantada ainda com o ele. Mas as lembranças do pálido vampiro sempre voltam. Ele por sua vez, quer se dar a Morte por não ter mais a sua amada, e para isso, vai até a realeza vampira os Vultori para que ele executem seu desejo. A trama segue a partir daí, agora é com você.
Bem, quanto à direção e à parte técnica, segundo Marcelo Forlani, o cara do Omelete, esse é bem melhor que o primeiro. O Diretor é Chris Weitz, que tem como trabalho mais famoso o Roteiro/Argumento de FormiguinhaZ e a direção da pior adaptação de um livro para o cinema, segundo o E.W.com, A Bússola de Ouro (2007). Ou seja, o cara não é tão bom assim né?! É, mas nesse filme, com o potencial que a franquia já tema ele foi bom. Inclusive, surpreendentemente bom. Forlani diz que “Tecnicamente, é um grande avanço em relação ao limitado primeiro capítulo e seu jeitão de telefilme, mas a repetição de cenas como essa ou as contemplativas que visivelmente só estão ali para mostrar as músicas que estão no CD da trilha sonora do filme”.
Particularmente gostei do filme. Torci o tempo todo pelo lobinho e estou até pensando em fazer uma campanha para que Bela fique com Jacob. E Edward que vá chupar sangue de muriçocas!! A película entretém e de modo muito suave e preciso nos mantém atentos e curiosos o tempo todo. O surpreendente é que meus gritos por Bela eram ofuscados pelos gritos loucos das moças que gritavam a cada jura ou a cada lance de Jacob (lobo bombado), ou de Edward, chupador de sangue "vegetariano". As moçoilas estavam loucas e quando uma gritava, todos seguiam e deliravam. Era como se tivessem mini-orgasmos quando viam os caras. E quando se beijavam?! Meu Deeeeeeeus!! No cinema realmente é muito mais emocionante!
Impressionante como essa franquia promete. Para o público dos 12 em diante principalmente. Tinha gente com Livro na sala escura do cinema! Eu era um dos mais velhos daquela sala naquele dia!! Maioria era de jovens, adolescentes e pirralhos com espinhas na cara e óculos fundo de garrafa, e celulares touchscreen. Era impressionante! Tenho certeza que o terceiro filme da série mesmo sendo ruim, a franquia lucrará muito, já somado com os 380 milhões só no cinema do primeiro fora os 400 milhões em DVD, TV fechada e aberta e licença publicitária. Dá pra você?!? Brevemente a Pedra de Sam, ou a Saga de Trajano pode esta por ai!!
Bem não tenho mais nada a dizer. Tentei ser breve mas pelo jeito não consegui. Espero que me retornem, pois seria muito gratificante para mim. Esta é a segunda de muitas resenhas. Bem, é C³ é Cotinha é ao Cubo (rsrsrs) e esse é o título da resenha. Espero que gostem e até a próxima.


09:22
Marcelo Cotinha

0 Comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade e Comente!