sexta-feira, 9 de abril de 2010

C³ x 14 - UP ALTAS AVENTURAS



O que devo dizer de UP - Altas Aventuras? De tanto adjetivos que poderia mencionar aqui, um deles é o que melhor representa a película. Up é um filme de Alto Nível! Duplo sentido aqui é empregado no intuito de melhor representar aquilo que o filme nos proporciona. Sem dúvida, UP é um filme que nos disperta uma gama variada de sentimentos, sendo assim, nada mais justo do que adjetivá-lo deste modo. Este é sem dúvida alguma o melhor filme que a Pixar já lançou, deixando para tras grandes outros como Os Incríveis e o excelente Wall-E. Minha análise tenta explicitar os sentimentos que afloram no espectador quando ele assiste UP.

O filme narra  a história de Carl Fredricksen, senhor aposentado e viúvo de 78 anos de idade e do pentelho Russel, de 8 anos. Carl é um vendedor de balões rebujento que durante toda a vida tentou realizar o grande sonho de levar sua esposa ao Paraiso das Cachoeiras, só que com sua morte, o sonho vai por água abaixo. Apesar disso, ele toma coragem e decide levar sua casa para lá. Acidentalmente, Russel também vai junto. Na verdade o guri é um dos reponsáveis grandes responsáveis pela chegada no Paraíso das Chachoeiras.

Os diretores Pete Docter e Bob Peterson são os responsáveis pela melhor animação do ano, vencedora de Oscar de Melhor Filme Animado em 2010. Up é engraçado ao ponto de nos emocionar. Não é um filme infantil. É sim uma película para toda a família, dentro dos padrões da Disney, todavia, seu cunhos dramático é super destacado. Desde o início, quando Carl encontra sua futura esposa ainda crianças por sinal. Todo o começo tem um tom muito elegante que nos atrai e nos comove quando chega ao cume, que é quando Carl fica viúvo. De igual modo, o apreço que Carl toma por Russel. A vontade enfim de realizar o desejo de sua mulher e até mesmo quando ele abre mão desse anseio para salvar Russel e a Ave Estranha. Mas a vida lhe recompensa e o sonho de sua esposa se realiza.

Up tem um roteiro excepcional e sabe mesclar a tecnologia do século XXI com mecanismos que sempre funcionam quando se tratam de emocionar o espectador. Com Wall-E, ficamos realmente extasiados, mas com UP - Altas Aventuras, chegamos ao orgasmo cinematográfico da Animação. Sem exageros, a animação em UP é mero detalhe. Ainda há gente que não gosta de filme em animação por acha que é pra criança, só que as coisas não funcionam mais assim e isso se torna evidente quando vemos o Fantástico Mundo de Jack (Que em Breve estará por aqui em Clássicos), Coraline e tanto outros. Ainda mais agora com o avançar do 3D. Up sem dúvida mereceu a indicação ao Oscar de Melhor Filme. Logicamente não venceu, entretanto, sua missão foi cumprida: conceder brilho ao fenomenal trabalho da Pixar!

Mas o filme é uma aventura. E por incrível que pareça nos envolvemos tanto com a vida de Carl (que no Brasil tem a Voz de Chico Anísio) que o filme nem toma esse tom. Isso não é demérito, pelo contrario, é uma vitória! O filme é leve e só nos damos conta que está no final porque o nó na garganta vem quando Carl abre a segunda parte do album de fotografia de sua esposa. Emocionante! Up é um marco na animação, pois consegue quebrar a barreira e o preconceito de alguns que tinham a idéia de que animação é infantil. Up é imperdível. Sensacional! Assista e goze do excelente filme da Pixar!

1 Comentários:

Unknown disse...

Assisti a UP e realmente tive um "orgasmo cinematográfico da animação"... Concordo com vc em todas as suas palavras, pq sem dúvida é muito bom perceber que no mundo atual possamos ainda ver criatividade e leveza atuando com tanta harmonia, quando parece quase impossível uma novidade....
Quanto a vc, Cotinha, continua dando show nas resenhas!!! Parabéns, como sempre... sou sua principal fã(isso vc já sabe)... uma honra te-lo como amigo e poder acompanhar seu blog...

Postar um comentário

Fique à vontade e Comente!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms